ABC Dados
Pesquisa São Paulo 2023

Pesquisa São Paulo 2023

ABC Dados e Amangolin apresentam pesquisa eleitoral em São Paulo 

O Instituto ABC Dados e a Amangolin Comunicação e Estratégia, empresas com atuação nacional e sedes no ABCDMRR e Brasília, firmaram parceria para pesquisar a opinião dos eleitores da Capital paulista e também de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra sobre intenção de voto para as eleições municipais de 2024, avaliação dos governos e posicionamento sobre a privatização da Sabesp.

Conheça alguns destaques da pesquisa:

Aprovação do Prefeito Ricardo Nunes:

* Desaprovação Expressiva: A maioria dos moradores/eleitores de São Paulo (55%) desaprova a maneira como o prefeito Ricardo Nunes está governando a cidade. Esse descontentamento é especialmente alto entre os entrevistados com idade de 25 a 34 anos (61%) e aqueles com ensino médio (62%).
* Aprovação Segmentada: A aprovação do prefeito é acima da média entre seus próprios eleitores (87%) e entre os eleitores de Ricardo Salles (56%) e daqueles que votaram em Bolsonaro para presidente em 2022 (53%).

Opinião sobre a Privatização da Sabesp:

* Contrariedade Majoritária: A maioria dos eleitores paulistanos (51%) é contrária à privatização da Sabesp. Essa contrariedade é mais pronunciada entre aqueles com idade de 45 a 59 anos (57%) e os que têm ensino médio (54%).
* Aprovação entre Determinados Grupos: Aqueles com ensino superior (49%), os que aprovam o prefeito (62%) e os eleitores de Kim Kataguiri (65%), Ricardo Nunes (63%), e Ricardo Salles (92%) são majoritariamente favoráveis à privatização.

Influência do Apoio Político:

* Impacto Positivo de Lula: O apoio de Lula a um candidato a prefeito tem uma influência positiva mais alta (45% votariam) do que o apoio de Bolsonaro (37%). Esse impacto positivo é mais expressivo entre os mais jovens (54%), aqueles com ensino fundamental (53%), e os eleitores de Guilherme Boulos (88%).
* Impacto Negativo de Bolsonaro: O apoio de Bolsonaro tem um impacto negativo mais alto (46% não votariam) e é majoritário entre os mais velhos (52%) e os eleitores de Kim Kataguiri (56%), Ricardo Nunes (49%), e Ricardo Salles (90%).

Intenção de Voto para Prefeito(a):

* Liderança de Guilherme Boulos: Em relação ao cenário da disputa, o deputado federal Guilherme Boulos lidera com 29%. Ele é especialmente forte entre os mais jovens (35% daqueles de 16 a 24 anos), os com ensino fundamental (34%), e os que desaprovam o prefeito (42%).
* Desempenho Segmentado dos Candidatos: Ricardo Nunes tem seu melhor desempenho entre aqueles que aprovam sua maneira de governar a cidade (39%). Ricardo Salles é mais citado entre os que votaram no ex-presidente (25%) e os que votariam em um candidato apoiado por ele (28%).

Obs.: Na data da realização e publicação dessa pesquisa (dezembro de 2023) não havia a obrigatoriedade do registro junto ao TSE.

Foram entrevistados 1061 moradores/eleitores da cidade de São Paulo, a partir de questionário estruturado com abordagem telefônica automatizada URA (unidade de resposta audível). As entrevistas foram feitas no dia 18 de dezembro de 2023.

O plano amostral foi ponderado por cotas de gênero, faixa etária e grau de instrução proporcionais ao universo de eleitores da cidade, segundo dados do TSE de novembro de 2023.

A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Obs.: As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos.

 Baixe aqui o relatório da pesquisa