Pesquisa Quantitativa
O método de pesquisa quantitativo tem como objetivo quantificar as opiniões a respeito de determinados temas ou assuntos e entender a dimensão deles. Esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o universo de onde a amostra foi extraída e assim seus resultados podem ser extrapolados para o total desse universo.
A partir de pesquisas quantitativas é possível medir o tamanho de um mercado, lembrança de uma marca, comportamentos do consumidor, satisfação com produtos e serviços, etc.
Pesquisa Qualitativa
A diferença fundamental entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa é o seu foco. O método qualitativo, ao invés de simplesmente medir, ajuda a entender as motivações de um grupo, compreender e interpretar comportamentos e tendências e descobrir opiniões e expectativas de indivíduos.
As modalidades de pesquisa qualitativa que realizamos são:
- Grupos focais: grupos de discussão e debate;
- Entrevistas: individuais, em dupla, em tríades, em profundidade, estruturadas, semi estruturadas, por telefone, ou por escrito.
Pesquisa de Dados Secundários (Desk Research)
A pesquisa de dados secundários, ou desk research, envolve o levantamento e a análise da dados de pesquisas disponíveis de fontes como o IBGE (Censo, PNAD, etc.), CAGED, Rais, Ministérios da Saúde, Educação, entre outros.
A partir de dados coletados dessas fontes é possível compor um relatório das informações disponíveis sobre temas diversos e subsidiar a tomada de decisões.