Valorização da Democracia no ABC

Democracia é a melhor forma de governo para a maioria dos moradores do ABC

A grande maioria dos moradores do ABC considera que a Democracia é a melhor forma de governo. Para alcançar esse resultado, foram apresentados aos entrevistados três afirmações e solicitado que dissessem com qual concordavam mais:
“Democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo”
“Em certas circunstâncias é melhor uma ditadura do que um regime democrático”
“Tanto faz se é uma democracia ou uma ditadura”

A afirmação “Democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo” foi aquela que a maioria disse concordar mais, 78%. “Tanto faz se é uma democracia ou uma ditadura” obteve a concordância de 14% e 5% disse concordar mais com a afirmação “Em certas circunstâncias é melhor uma ditadura do que um regime democrático”.

A afirmação que denota defesa da Democracia é acima da média, mais de 80%, entre aqueles com idade de 20 a 49 anos, entre aqueles com ensino superior e renda mais alta. São Caetano do Sul e Ribeirão Pires são as cidades onde defesa da Democracia é acima da média. Mauá é onde a indiferença entre Democracia e Ditadura é acima da média.

Entre aqueles que se definem como de esquerda e de centro-esquerda a defesa da Democracia também é acima da média, cerca de 90%.

– Correlação entre defesa da Ditadura e concordância com pautas do governo Bolsonaro

É bem acima da média entre aqueles que admitem defender uma Ditadura em certas circunstâncias a concordância com as principais pautas do governo Bolsonaro. A maior parte concorda com a tese da privatização, que se deve ter menos direitos trabalhistas, com a posse de armas e com o porte de armas.

Outro dado interessante surge ao cruzar esses dois temas:
Entre aqueles que se dizem indiferentes entre Democracia e Ditadura, a maior parte diz discordar das principais pautas defendidas pelo governo Bolsonaro, se alinhando assim àqueles que defendem a Democracia.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
Valorização da Democracia no ABC – janeiro 2019

Margem de erro
3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no
total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
11 a 15 de janeiro de 2019

Local
Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão
Pires, Rio Grande da Serra.

Amostra
1000 pessoas, moradores da região, com 15 anos ou mais.

Pesquisa ABC Dados_Valorização da Democracia no ABC_jan2019