Pesquisa Eleitoral em Gravataí/ RS

29/ago/2020

Dimas Costa lidera pesquisa eleitoral em Gravataí/RS.
Do jornal Folha do Vale

A um mês de começar a campanha eleitoral, Dimas (PSD) lidera a corrida para prefeitura de Gravataí. O vereador em segundo mandato aparece, no mais recente levantamento, com 30% das intenções de votos dos gravataienses. A ex-vereadora Anabel Lorenzi (PDT), ocupa a segunda posição, com 17%, seguida pelo ex-presidente da CORSAN, Luiz Zaffalon (MDB) que registrou 8%. Indecisos somam 19%, brancos e nulos também são 19%.

O líder sindical Jairo Carneiro, candidato a prefeito pelo PT, aparece com 3%. A estudante de psicologia Tamires Paveglio (PSOL) somou 2%. E o ex-secretário municipal de Governança Claiton Manfro (PL) foi lembrado por 1% dos entrevistados.

DIMAS TAMBÉM TEM A MAIOR EXPECTATIVA DE VITÓRIA

Em uma das questões do levantamento foi perguntado, independente de quem o eleitor(a) pretende votar, quem ele(a) acha que será eleito(a) prefeito(a) de Gravataí esse ano? Dimas, aparece em primeiro, com 29% de expectativa de vitória. Anabel conta com 16%, seguida de Zaffalon com 6%. Para 2% dos eleitores Carneiro tem chances de ser eleito e 1% acham que Tamires ou Claiton serão eleitos este ano.

 

ANABEL TEM MAIOR REJEIÇÃO

No estudo feito, os entrevistadores perguntaram: “Em qual destes candidatos o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum?” Anabel (PDT) tem 28% de rejeição, Dimas (PSD) 12%, Zaffalon (MDB) e Carneiro (PT) empatam com 7%, Claiton (PL) tem 6% e Tamires (PSOL) 4%. Apenas 5% disseram rejeitar todos os candidatos e 7% que não rejeitam nenhum. 32% não souberam responder em quem não votariam de jeito nenhum.

 

AVALIAÇÃO DOS GOVERNOS LEITE E BOLSONARO

A pesquisa também apurou a opinião dos eleitores de Gravataí sobre o desempenho dos governos de Eduardo Leite (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Para 39% dos eleitores de Gravataí o governo de Leite é regular, 26% acham o governo estadual bom, 13% péssimo, 12% ruim. Apenas 8% dos entrevistados consideram o governo do estado ótimo. 3% não souberam responder.

O governo do presidente Jair Bolsonaro segue com avaliação elevada em Gravataí. Segundo os dados da pesquisa, o governo Bolsonaro é aprovado por 69% dos gravataienses. Já os que consideram a administração de Bolsonaro ruim ou péssima somam 29%. Os que não souberam responder somam 2%.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
Pesquisa Eleitoral em Gravataí/ RS – agosto de 2020

Local
Gravataí/ RS.

Margem de erro
4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no
total da amostra.

Período
22 a 25 de agosto de 2020

Amostra
600 pessoas, moradores/ eleitores da cidade de Gravataí/ RS com 16 anos ou mais.

Registro no TSE
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número Nº RS-00626/2020 e foi contratada pelo Partido Social Democrático (PSD).

Obs.: As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos.

Pesquisa ABC Dados_Gravataí_2020_08