Pesquisa Eleitoral em São Bernardo do Campo

20/dez/2019

O ex-prefeito Luiz Marinho lidera a disputa eleitoral para 2020 em São Bernardo do Campo.
O prefeito Orlando Morando é desaprovado por 44% dos moradores da cidade.

Avaliação dos governos

Doria e Bolsonaro

A avaliação do governo Bolsonaro vem demonstrando queda constante: Positivo (Ótimo + Bom) 23%, Negativo (ruim + péssimo) 45%, governo considerado ruim. Já o governo Doria tem uma avaliação melhor: Positivo 25%, negativo 25%, governo considerado regular.

Avaliação da gestão Orlando Morando

O morador de São Bernardo tem alto índice de satisfação com sua cidade: 81% se sentem satisfeitos/ muito satisfeitos e 14% insatisfeitos.

O governo do prefeito Orlando Morando tem a seguinte avaliação: Positivo 32% e Negativo 27%, um balanço (positivo – negativo) de 5% um governo considerado regular ligeiramente positivo.

Segmentos em que o balanço positivo chama a atenção: Pessoas com mais de 60 anos (23%), pessoas com ensino superior (22%), pessoas com renda superior a 5 SM, moradores do centro e Baeta (15%).

Negativamente: pessoas com ensino médio (-5%), moradores da região Demarchi e Alvarenga (-17%).

A aprovação da forma como o prefeito governa é ligeiramente inferior a desaprovação 43% aprova e 44% desaprova.

Em relação aos serviços públicos municipais: são considerados muito bons os serviços de coleta de lixo e abastecimento de água; bons os serviços de habitação e creches; regulares os serviços de transporte público, educação pública, limpeza de ruas e calçadas, asfalto e cultura; ruins os serviços de saúde e segurança pública e muito ruim o trânsito.

Como maior problema da cidade, a principal citação é saúde ruim com 25%, seguido da falta de segurança com 21,8%. Bastante abaixo desses dois são citados: desemprego com 5,4%, enchentes 4,6% e transporte ruim 4,2%.

 

Cenário eleitoral

Preferência partidária

70% dos entrevistados declaram não ter preferência partidária. O único partido referência é o PT, preferido por 24% dos entrevistados, seguido muito de longe pelo PSDB com 3%. O PT é também o partido mais rejeitado com 28%, seguido pelo PSDB com 10% e o PSL com 7%, 44% declarou não rejeitar nenhum partido.

Intenção de votos

Na intenção de votos espontânea para prefeito, 63,6% do eleitorado declara não saber em quem vai votar, resultado normal para este momento. 13,8% declaram votar nulo. 9,6% declaram votar em Orlando Morando, 6,2% em Luiz Marinho, 4% em Alex Manente. Todos os demais são citados com menos de 0,5%.

Na intenção de votos estimulada para o primeiro turno, o ex-prefeito Luiz Marinho lidera com 24%, seguido do atual prefeito Orlando Morando, com 19%. Empatado no segundo lugar aparece Alex Manente com 17%. Rafael Demarchi tem 4% e Vinícius Poit, 2%.

Aldo dos Santos, Cel. Nishikawa, Luiz Davanzo e Dr. Leandro alcançaram 1% cada. 19% votariam em branco/nulo e 12% não souberam responder.

Na simulação de segundo turno, o ex-prefeito também lidera. Marinho tem 38% e Orlando, 35%. 23% votariam em branco/nulo e 5% não responderam.

A rejeição dos candidatos nos mostra o seguinte quadro, para os três principais candidatos:

Orlando 27%

Marinho 25%

Alex       8%

Segmentos onde a rejeição de Orlando Morando é acima da média são: idade de 16 a 24 anos (38%) e pessoas com ensino médio (35%). Já a rejeição de Marinho é maior entre pessoas com renda superior a 5 SM (48%), ensino superior (45%) e também entre evangélicos e moradores do Rudge/ Anchieta (33%).

O quadro de potencial de influência de alguns possíveis apoiadores mostra Lula como o único dos apoiadores que tem potencial de influência positiva no eleitorado superior à negativa:

Lula Bolsonaro Doria
Aumenta a chance de votar 34% 20% 15%
Diminui a chance de votar 27% 45% 34%
Nem aumenta, nem diminui 35% 30% 45%

 

Finalmente, perguntado se a liberdade de Lula é justa ou injusta, observa-se um quadro diferente de quando ele estava preso: 47% consideram justa sua liberdade, enquanto 36% a consideram injusta.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
Pesquisa Eleitoral em São Bernardo do Campo– dezembro 2019

Margem de erro
4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no
total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
30 de novembro e 01 de dezembro de 2019

Local
São Bernardo do Campo/SP.

Amostra
500 pessoas, moradores/ eleitores da cidade de São Bernardo do Campo com 16 anos ou mais.

Obs.: As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos.

Pesquisa ABC Dados_SBC_nov2019_imprensa