Pesquisa Eleitoral – 2º turno em Mauá

Sexta feira, 27/nov/2020

Átila Jacomussi e Marcelo Oliveira fazem a disputa mais acirrada da região  

Considerando a margem de erro do levantamento, que é de 4 pontos percentuais, ambos estão em empate técnico. Marcelo Oliveira aparece numericamente à frente de Átila Jacomussi.

Na simulação de intenção de voto estimulada, Oliveira tem 37,5%,  3,7 pontos percentuais a mais que o atual prefeito Átila Jacomussi. Ainda é alto o patamar daqueles que declaram votar em branco ou nulo (19,0%) e outros 9,7% ainda não sabem em quem pretendem votar.

No resultado da pergunta de intenção de voto espontânea ambos seguem tecnicamente empatados, com Átila Jacomussi numericamente à frente, 1,7 ponto percentual a mais que Marcelo Oliveira.

Na simulação de votos válidos, quando são excluídas as menções de branco, nulo e indecisos, Marcelo Oliveira alcança 53% contra 47% de Átila Jacomussi.

Espontânea Estimulada Válidos*
Marcelo Oliveira – PT 28,3 37,5 52,6
Átila Jacomussi – PSB 30,0 33,8 47,4
Branco/Nulo 22,8 19,0
Não sabe 18,7 9,7
Outros 0,2
Total 100,0 100,0 100,0

*Projeção feita a partir da exclusão de “branco/nulo” e “não sabe”

Maioria afirma que escolha é definitiva 

Perguntados se ainda poderia mudar de candidato até o dia da eleição, 75,2% dos entrevistados afirmaram que sua escolha era definitiva. 21,7% disseram que ainda poderiam mudar e 3,2% não souberam responder.

 

Entendendo as pesquisas no contexto eleitoral

As pesquisas devem sempre ser avaliadas dentro do processo eleitoral. Considerados como um retrato do momento, seus resultados devem de ser tratados como uma fonte a mais de evidência no contexto analisado. Os dados devem sempre ser avaliados à luz da experiência, do bom senso e de outras informações pertinentes ao processo eleitoral.

É preciso também ter sempre claro que as pesquisas não são infalíveis, pois seus resultados não representam números exatos, mas sim estimativas. Como estimativa, a pesquisa é uma ferramenta importante porque permite que seja conhecida, por meio de amostras estatísticas, a opinião do conjunto da sociedade.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Pesquisa Eleitoral em Mauá/SP

Local: Mauá/SP.

Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período: 25 e 26 de novembro de 2020

Amostra: 600 pessoas, moradores/ eleitores da cidade de Mauá/SP com 16 anos ou mais.

Registro no TSE: A pesquisa foi registrada no TSE sob o número Nº SP-01256/2020.

Obs.: As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos.

Pesquisa ABC Dados_Mauá_2020_2ºturno