O Impacto da Pandemia na Advocacia de São Bernardo do Campo

09/nov/2021

Mais de 20% contraiu a Covid e quase metade perdeu alguém próximo

A maioria (63%) dos advogados/advogadas de São Bernardo do Campo afirma não ter sido infectada pelo coronavírus, mas uma parte considerável afirma que sim.

19% afirma ter sido infectada mas se recuperou totalmente e outros 6% se infectou e  ainda tem sequelas da doença. Outros 12% não tem certeza se foram ou não infectados.

Quase metade dos advogados/advogadas de São Bernardo do Campo, 46%, tem algum ente querido, familiar ou amigo próximo que foi vítima fatal da Covid-19.

Poucos acreditam na volta à normalidade em pouco tempo

A maioria acredita que a situação econômica do país não volta à normalidade tão cedo. 51% esperam que esse tempo seja de 18 a 24 meses. 32% tem expectativa mais otimista, esperam que essa volta se dê de 3 a 12 meses. Apenas 5% acreditam que a situação já esteja normalizada.

Em relação ao enfrentamento da pandemia, apenas o desempenho do governo municipal tem avaliação positiva da maioria

O desempenho do governo federal tem avaliação majoritariamente negativa (57% de ruim+péssimo). Já o desempenho do governo estadual é avaliado positivamente por 38% negativamente por 37%.

O desempenho do governo municipal tem avaliação positiva (ótimo+bom) de 58%.

Pandemia impactou altamente os escritórios de advocacia na cidade

51% dos entrevistados disseram que o faturamento diminuiu no período da pandemia;

33% reduziram os atendimentos presenciais;

33% diminuíram o número de funcionários;

Perguntados sobre sentimentos relacionados à carreira nesse momento de pandemia, 34% declaram ter dificuldades para manter sua atividade. 17% dizem que os desafios provocaram mudanças valiosas para sua carreira, 18% se diz animado com as novas oportunidades e 26% acreditam que o pior já passou.

A imagem da OAB

A atuação da OAB Federal é avaliada positivamente (ótimo+bom) por 31%, como regular por 28% e negativamente (ruim+péssimo) por 31%. 10% Não sabe responder.

A OAB Estadual tem sua atuação avaliada positivamente por 43%, como regular por 31% e negativamente por 15%. 11% não sabe responder.

Finalmente, a atuação da OAB Subseção São Bernardo do Campo é avaliada positivamente por 62%, como regular por 24% e negativamente por apenas 7%.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
O Impacto da Pandemia na Advocacia de São Bernardo do Campo

Método
Pesquisa quantitativa com entrevistas pessoais aplicadas a partir de questionário estruturado em meio online com convites distribuídos aleatoriamente. A amostra é representativa dos advogados e advogadas inscritos na OAB – Subseção de São Bernardo do Campo

Margem de erro
5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
28 de setembro a 16 de outubro de 2021

Local
São Bernardo do Campo.

Amostra
Advogados e advogadas inscritos na OAB – Subseção de São Bernardo do Campo.

Pesquisa ABC Dados_OAB-SBC_2021_imprensa