Expectativas com o governo Bolsonaro

Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Expectativa otimista é majoritária

São bastante altas as expectativas positivas dos moradores do ABC em relação ao recém iniciado governo Bolsonaro.

58% acreditam que Bolsonaro fará um governo ótimo e bom, 21% acreditam que seu governo será regular e apenas 14% esperam um governo ruim/ péssimo.

A expectativa positiva é acima da média entre os evangélicos, entre aqueles com ensino superior e renda mais alta. Nesse segmentos, a expectativa de um governo ótimo/ bom supera os 60%.

São Caetano do Sul é a cidade da região onde os moradores tem a mais alta expectativa positiva. 75% de seus moradores esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo/ bom.

Mauá é a única cidade da região do ABC onde a expectativa negativa (ruim e péssimo) está acima da média. 31% dos mauaenses acreditam que o governo Bolsonaro será ruim ou péssimo.

– Expectativa positiva na região é menor que no restante do país

Embora majoritária, a expectativa positiva em relação ao governo Bolsonaro na região do ABC é mais baixa que a medida no restante do país.
Pesquisa Datafolha realizada em 18 e 19 de dezembro de 2018 mostrou que 65% dos brasileiros espera que Jair Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom. 12% avaliam que seu governo será ruim ou péssimo e 17% que acreditam que sua gestão será regular.

– Maioria acredita em melhora das condições econômicas

A maioria dos moradores do ABC (52%) acredita que a situação econômica do país vai melhorar nos próximos meses. 36% acredita que a situação deve ficar como está e apenas 10% acredita em piora.

Os evangélicos são os mais otimistas, 64% acreditam que a situação econômica do país vai melhorar.

Os moradores de São Caetano do Sul são os mais otimistas em relação à situação econômica do país. 77% acreditam que haverá melhora nos próximos meses e apenas 10% acreitam em piora.

Em relação à situação econômica pessoal, o otimismo dos moradores do ABC é ainda maior. 59% acreditam em melhora, 33% acreditam que ficará como está e apenas 6% acreditam em piora de sua situação econômica.
Evangélicos e moradores de São Caetano do Sul também são os mais otimistas em relação à sua situação econômica: cerca de 70% acreditam que haverá melhora nos próximos meses.

E ainda 40% dos moradores do ABC acreditam que o poder de compra dos salários vai aumentar daqui pra frente.

Há otimismo também em relação à queda do desemprego, da corrupção e da violência. A maioria acredita que haverá diminuição desses problemas.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
Expectativas com o Governo Bolsonaro – janeiro 2019

Margem de erro
3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no
total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
11 a 15 de janeiro de 2019

Local
Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão
Pires, Rio Grande da Serra.

Amostra
1000 pessoas, moradores da região, com 15 anos ou mais.


Pesquisa ABC Dados_Expectativa governo Bolsonaro_jan2019