As Maiores Torcidas do ABC

 

Em pesquisa realizada entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2019, o ABC Dados mediu quais são as maiores torcidas de futebol do ABC.

A maior torcida do ABC é a do Corinthians com 37%, seguida pela torcida do São Paulo com 19%, do Palmeiras com 12%, Santos com 6% e Flamengo com 1%. Outras torcidas (Portuguesa, Cruzeiro, Vasco e Internacional) somaram 1%. 23% dos entrevistados declararam não ter nenhum time ou não ter preferência.

Os times locais (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Água Santa de Diadema) não foram citados.

Considerando apenas as pessoas que declaram torcer para algum time os resultados são os seguintes:

Corinthians 49%, São Paulo 25%, Palmeiras 16%, Santos 8%, Flamengo 1% e outros 1%. Ou seja, quase metade dos entrevistados que declaram ter um time de preferência tem o Corinthians como seu time preferido.

A pesquisa ABC Dados apresenta resultados muito semelhantes à pesquisa Datafolha de fevereiro de 2017: Corinthians 36%, São Paulo 19%, Palmeiras 12%, Santos 5%, Flamengo 2%, Outros 2%, Nenhum 24%.

O Corinthians tem a maior torcida em todos os segmentos: gênero, faixa etária, escolaridade, renda, religião e cidades. Chama a atenção o percentual de corintianos na faixa de 15 a 19 anos (45%) e entre os moradores de Mauá (59%).

O São Paulo é o segundo em quase todos os segmentos com exceção daqueles com mais de 50 anos e entre os moradores de Ribeirão Pires, onde é superado ligeiramente pelo Palmeiras.

Entre aqueles que declararam que não tem nenhum time, os maiores índices se encontram entre as mulheres (33%) e as pessoas com mais de 60 anos (42%).

Um resultado que pode surpreender é o segmento de maior renda. É entre os mais ricos que a vantagem do Corinthians é maior (41%, contra 16% do São Paulo e 12% do Palmeiras).

Os maiores índices do Santos se encontram na faixa etária de 60 anos ou mais, exatamente a geração que viu o Pelé jogar.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
As Maiores Torcidas do ABC – janeiro 2019

Margem de erro
3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no
total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
11 a 15 de janeiro de 2019

Local
Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão
Pires, Rio Grande da Serra.

Amostra
1000 pessoas, moradores da região, com 15 anos ou mais.

 Pesquisa ABC Dados_Maiores Torcidas do ABC_jan2019