Aniversário de Santo André

No mês de aniversário de Santo André, o instituto ABC Dados foi a campo para saber dos moradores quais são suas opiniões sobre a vida na cidade.

Perguntou-se também quais seriam as características da cidade que os moradores qualificariam como da “Santo André dos sonhos”.

Viver em Santo André
– Mais de 70% dos entrevistados considera a cidade um lugar ótimo/ bom para se viver. Apenas 6% consideram a cidade um lugar ruim ou péssimo para se viver;
– Mais de 50% dos entrevistados revela sentir muito orgulho de morar em Santo André. Apenas 7% revela não sentir orgulho;
– Apesar da maioria da população considerar a cidade um lugar ótimo ou bom para se viver e sentirem orgulho de viver na cidade, a população se mostra praticamente dividida, quando se pergunta se pretende ou não mudar da cidade. 52% dos entrevistados diz que não sairia de Santo André para viver em outra cidade caso pudesse, enquanto 47% diz que sairia. Chama a atenção a diferença de comportamento entre homens e mulheres. Enquanto entre os homens 51% sairia e 47% não sairia, entre as mulheres 43% das mulheres sairia e 55% não sairia.

A Santo André dos sonhos
Entre as características mais desejáveis para a “Santo André dos Sonhos”, encontra-se sistema de saúde público de mais qualidade, menos violência, mais oportunidades de trabalho e transporte público mais eficiente e mais barato.
A questão da saúde que aparece como o maior problema e o serviço pior avaliado da cidade, aparece praticamente com o mesmo valor em todos os segmentos (entre 20 e 22%), com exceção das pessoas com mais de 5 SM com 18%. A questão da violência é prioritária para as faixas etárias mais elevadas, para as pessoas com ensino fundamental concluído. Entre as faixas etárias, é maios nas faixas etárias menos elevadas. A questão de oportunidades de emprego cai com o nível de escolaridade e com a renda.
Quando se pede para a pessoa citar uma única obra ou serviço, os serviços mais citados estão ligados aos maiores problemas da cidade saúde e transporte. Individualmente, as obras desejadas mais citadas são a construção de hospitais, bons hospitais com 11,8% e a implantação de linha de metrô com 11,6%.
Finalmente, quando se pergunta qual a primeira coisa que vem à cabeça, quando se pensa na cidade de Santo André, as citações negativas são um pouco superiores às positivas (33,8% contra 31,4%). É sem dúvida, devido à questão da segurança que os aspectos negativos chegam a esses níveis elevados.

Melhor prefeito da cidade
Celso Daniel ainda é visto pela grande maioria dos moradores como o melhor prefeito que a cidade já teve. 70% apontam seu nome quando respondem a essa pergunta.

Avaliação do governo Paulo Serra

– Avaliação do Prefeito é majoritariamente regular
A maior parte dos entrevistados (42%) avalia o governo como regular. 20% avalia negativamente (ruim + péssimo) e 35% avalia positivamente (ótimo+bom).

– Saúde é o principal problema da cidade
Respostas relacionadas à saúde foram citadas por cerca de 26% dos entrevistados como o principal problema da cidade.
A saúde é também a área que recebe a pior avaliação entre os serviços públicos municipais avaliados, apenas 10% a avaliam como ótimo+bom e 51% avaliam como ruim+péssimo.

– O transporte público também é um dos principais problemas da cidade. 20% das respostas estão relacionadas à essa área.
A Falta de segurança aparece como o terceiro problema mais citado. 18% das respostas se referem ao tema.

Avaliação dos governos Doria e Bolsonaro

Cerca de um terço dos entrevistados avalia o governo estadual e o governo federal como regular.
A avaliação positiva (ótimo+bom) do governador Doria é de 31%, mais alta que a do presidente Bolsonaro que é de 26%.
A avaliação negativa (ruim+péssimo) de ambos é a mesma: 26%.

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa
Aniversário de Santo André – abril 2019

Margem de erro
4,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema
Opinião Pública

Período
13 e 14 de abril de 2019

Local
Santo André/SP

Amostra
500 pessoas, moradoras da cidade, com 16 anos ou mais.

 Pesquisa ABC Dados_Santo André_abril2019