Censo Demográfico 2022 – características dos bairros
Censo Demográfico 2022 – características dos bairros

Censo Demográfico 2022 – características dos bairros

Dados do IBGE por setor censitário indicam a predominância de gênero, faixa etária, alfabetização e raça nos bairros das cidades do ABC

O maior grupo da população que reside nos bairros das cidades do ABC é formado por mulheres brancas com idade entre 30 a 39 anos.

Pessoas brancas são maioria em 155 dos 206 bairros das cidades do ABC. Nos bairros Vila Bastos, Vila Gilda e Jardim, em Santo André e Santa Paula em São Caetano do Sul, elas representam mais de 85% dos residentes.

Já os autodeclarados pardos representam a segunda população mais proeminente nas cidades do ABC, sendo a maioria em 2 bairros: Jardim Cipreste (Santo André) e Rio Pequeno (São Bernardo do Campo). Pretos, amarelos e indígenas não formaram maioria em nenhum dos bairros das cidades do ABC.

As divisões de cada cidade dependem de leis de divisões administrativas de cada prefeitura. No total, 863 cidades brasileiras, de um total de 5.570, possuem bairros. Na região do ABC, Mauá e Rio Grande da Serra são as exceções.

Mauá, apesar de ter bairros, a prefeitura define que a subdivisão da cidade é por “regiões de planejamento” — o município tem 14. O mesmo acontece com Rio Grande da Serra, que não tem uma divisão por bairros feita a partir dos setores censitários.

Veja as principais características dos bairros do ABC em tabela interativa:

Fonte: Censo Demográfico 2022 IBGE – Agregados por Setores Censitários